Higiene – 15/11/2015
1. Recreação
2. Morto-vivo + Genius
Vamos definir “gestos” para algumas atividades. Um voluntário grita e as crianças fazem o gesto.
Exemplos:
- “Cárie” = todos imitando escovar os dentes;
- “Piolho” = todos coçando a cabeça;
- “Chulé” = todos pulando enquanto seguram um pé;
- “Lavar mãos”, “Banho”, “Se secando”, “Cotonete”, “Sabonete”, etc.
Para o genius, um voluntário vai definir uma sequência de gestos e as crianças precisarão memorizar.
Exemplo: Piolho – Chulé – Piolho – Cotonete, etc.
3. Beisebol
As crianças serão divididas em dois grupos.
O grupo vermelho (conforme o desenho em anexo) ficará com a tarefa de chutar a bola e responder perguntas sobre higiene. Um representante do grupo será alocado na base de número 1 e, quando o apito tocar, este deve chutar a bola (que será lançada por uma criança do seu grupo) tentando deixar o mais difícil possível para o grupo azul pegá-la.
Após o chute, este amiguinho deve correr para a próxima base, contudo se o grupo azul conseguir pegar a bola e fazer a sexta (uma lata de lixo ou um saco vazio) antes deste amiguinho chegar numa outra base, os grupos trocam de posição.
Caso a criança chegue à próxima base a tempo, ela precisará responder uma pergunta. Se acertar, ela poderá correr para a próxima base no soar do próximo apito junto com uma nova criança do seu grupo que sairá da primeira base. Caso ela erre, deverá voltar uma base.
É preciso passar por todas as bases (não pode pular nenhuma) para chegar ao FIM (localizado na imagem) e conquistar o ponto. Assim que conquistado, os grupos trocam de posicionamento.
As crianças do grupo azul deverão ficar espalhadas pelo campo para pegar a bola. As crianças do grupo vermelho, exceto os que correrão, poderão ficar espalhadas pelo campo para atrapalhar o outro grupo, mas sem poder tocar na bola.
3.1 Jogo da memória (opcional)
Imprimir cartões com desenhos sobre higiene. Embaralhar e as crianças (divididas em dois times) deverão encontrar os pares. Fazem duas filas e o que estiver a frente vai ao tabuleiro escolher os cartões que serão virados.
3.2 Corrida (opcional)
Duas filas com o mesmo número de crianças e dois voluntários do outro lado da quadra. Ao apito, as crianças correm e batem na mão do voluntário, que fará uma pergunta sobre higiene.
Se respondida corretamente, a criança pode voltar. Ao chegar ao ponto inicial o próximo da fila corre. A primeira fila que terminar vence.
4. Quem sou eu?
Fazer uma roda, um voluntário vai escolher aleatoriamente um dos desenhos (da atividade “jogo da memória”) e terá que fazer perguntas de sim ou não até descobrir quem é seu personagem.
Podemos deixar as crianças fazerem as perguntas depois de nós termos feito a atividade uma ou duas vezes.
5. Aproveitando a roda – Feedback + Lanche
Parte técnica:
- Impressões com imagens sobre higiene – preferencialmente só com contornos para as crianças poderem colorir depois da atividade.
- Também seria interessante termos cada imagem em pares (duas impressões) para fazermos um jogo da memória se sobrar tempo.
- Lápis de cor
- Álcool gel para lavarem as mãos antes do lanche (lembrando que a atividade é sobre higiene)
- Escovas de dente (doação da Tati Heimenis) para serem entregues ao fim da atividade